Tecnologia: NIT e NPE promovem 1° Encontro Formativo com Proatecs 2023

Polo Teodoro

O Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT) em parceria com o Núcleo Pedagógico desenvolveu na última semana o 1° Encontro Formativo com Professores de Apoio a Tecnologia (Proatecs) 2023. A ação formativa foi realizada em três polos (Rosana, Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema) e contou com a participação de 50 Proatecs das Unidades Escolares que contam com o Projeto neste ano. O Encontro foi conduzido pelo diretor do NIT, Denis Bezerra, pelo Analista de Tecnologia, Sérgio Ynoue, pelo Analista de Suporte Prodesp, Kaique Nascimento e pelo Professor Especialista em Currículo (PEC) de Tecnologia Educacional, Adevílson Matos.

Durante a formação foram apresentadas e discutidas as atribuições do Proatec conforme a Resolução SEDUC 07/2021 que institui o Projeto de Apoio a Tecnologia, os equipamentos e ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), os princípios básicos da Rede Intragov e, além disso, foi disponibilizado um espaço para discussões de caráter pedagógico.

No dia 27/04/2023, a abertura da ação formativa contou com a participação de Enio Magro (Dirigente Regional de Ensino), Gilvânia Myiazaki (Diretora do Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar), Suiane Calado da Rocha (Diretora do Núcleo de Vida Escolar), Viviane Neves (Coordenadora de Equipe Curricular) e dos Supervisores de Ensino Kléber Guarnieri, Valquíria Almeida, Maria Salete Lopes e Raimunda Oliveira.

Ensino Híbrido

Os Professores de Apoio a Tecnologia (Proatecs) junto ao Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT) e Professor Especialista em Currículo (PEC) de Tecnologia Educacional formam a Equipe de Acompanhamento Tecnológico Formativo, que têm como objetivo auxiliar no fomento do Ensino Híbrido, atuando diretamente em aspectos técnicos, com suporte do NIT e pedagógicos, com apoio do PEC de Tecnologia. Esta parceria visa realizar o acompanhamento do manuseio das plataformas digitais e dos equipamentos de tecnologia das escolas, elaborar formações a respeito das principais mudanças tecnológicas nas plataformas digitais da SEDUC-SP e apoiar os professores, os estudantes e os responsáveis na utilização de todos os recursos digitais pedagógicos disponibilizados pela SEDUC.