Gabinete do Dirigente

 

Enio Magro é formado em História e Pedagogia, pós-graduado em Gestão Educacional pela UNICAMP (Universidade Federal de Campinas) e em Psicopedagogia Institucional pela UNIVEL (União Educacional de Cascavel). Iniciou sua carreira profissional como Professor Eventual II na antiga EEPSG de Narandiba. Lecionou em escolas de municípios da região do Pontal do Paranapanema por 15 anos até efetivar-se como diretor de escola, na EE João da Cruz Mellão, em 2003. Como gestor, também trabalhou no antigo CEFAM de Teodoro Sampaio e na EE Professora Takako Suzuki, em Narandiba. Em 2009, foi eleito prefeito do município de Narandiba e por dois mandatos construiu uma administração destacada pelo comprometimento com a comunidade, principalmente, com a educação. Neste período, foi eleito por três vezes consecutivas presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema (CBHPP) e presidente do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIOP), de 2014 a 2015. Trabalhou como Supervisor de Ensino na DE Mirante do Paranapanema e agora trará toda sua experiência em educação e em administração pública para ser o dirigente regional de ensino.

Para o novo dirigente, apesar da experiência na vida pública, assumir a Diretoria de Ensino será um grande desafio. “Encaro como o maior desafio de minha trajetória na vida pública. É a possibilidade de representar em âmbito regional a melhor educação do Brasil”, diz.

Como Supervisor de Ensino, o professor teve a oportunidade de conhecer as especificidades da região do Pontal do Paranapanema “essa vivência me permite sonhar com a implementação de um currículo regionalizado, adaptando a parte diversificada e enriquecendo o currículo oficial do Estado de São Paulo”, ressalta Enio.

Ações a curto e médio prazo

Em curto prazo e já em andamento, o novo dirigente tem promovido encontros com prefeitos da região com o objetivo de retomar os convênios de merenda escolar e transporte de alunos em parceria com municípios, visando atingir 100% de convênios firmados. Além disso, está em contato com promotores de justiça, objetivando ações de mediação. “Vamos intensificar a busca de possíveis parcerias com órgãos estaduais como o Itesp e Centro Paulo Souza/ETEC, conforme orientação da SEDUC, para atender de forma ainda mais efetiva os nossos alunos”, reforça. Além disso, pretende visitar todas as nossas escolas. “Quero levar as boas notícias dos avanços que alcançamos nos últimos tempos, e os que ainda virão, apesar da crise econômica sem precedentes”, adianta Enio.

Equipe pedagógica

Enio destaca ainda o trabalho realizado pela equipe pedagógica, em Práticas de Leitura e Escrita, que tem priorizado e fortalecido ações de formação continuada. “Durante minha experiência como Supervisor de Ensino, pude perceber que o desenvolvimento da competência leitora e escritora em todas as áreas do conhecimento gera excelentes resultados e os relatos de educadores comprovam esta afirmação. Com isso, possibilitamos ao aluno uma formação que lhe permita compreender criticamente as realidades sociais e nela agir. É uma condição básica para o exercício de sua cidadania. Para tanto, coloca-se como fundamental a construção da proficiência leitora e escritora desse aluno. Nesta perspectiva, esta Diretoria de Ensino está atenta. Conhecer a natureza do processo de leitura, assim como o processo pelo qual os sentidos de um texto são construídos, é condição indispensável para uma aprendizagem efetiva. Este é o nosso compromisso: uma educação de qualidade para todos”, diz o dirigente. ​