Programa Sala de Leitura – Orientação Técnica – Tema: “Os desafios da formação do sujeito leitor”

No dia 21 de março a Equipe responsável pelo Programa Sala de Leitura realizou a Orientação Técnica – Tema: “Os desafios da formação do sujeito leitor” para orientar os professores que atuam nas escolas contempladas pelo Programa Sala e Ambiente de Leitura. Importante destacar as orientações da Coordenadoria Pedagógica (COPED), com ações e temáticas previstas para desenvolvimento no ano letivo de 2024. Vale lembrar que o Programa/Projeto tem como objetivos desenvolver os quatro pilares básicos do Programa: Leitura, Escrita, Pesquisa e Ações Culturais. As ações desenvolvidas nas escolas devem contribuir com a aprendizagem dos estudantes de forma integral e integradora, para tanto o professor deve propor o desenvolvimento de atividades de leituras atrativas e significativas voltadas à promoção da proficiência leitora e escritora; promover ações culturais e formativas para o fortalecimento do protagonismo juvenil; entender as etapas do processo de formação do sujeito leitor; atuar com metodologias voltadas às práticas sociais de leitura; disseminar a troca das boas práticas de leitura, escrita, pesquisa e ação cultural. No decorrer da Orientação Técnica foram desenvolvidas atividades de Mão na Massa com oficinas das técnicas mencionadas pelo autor Doug Lemov “Aula Nota 10” (3.0) como forma de proporcionar aos professores uma reflexão sobre a promoção das práticas de leitura, escrita, letramento informacional e produção cultural nas Salas e Ambiente de Leitura. A PEC ponto focal – Selma Maria de Assis juntamente com as PECs de acompanhamento/apoio Helena Pereira Melo e Luana Patrícia dos Santos Oliveira, salientaram em suas falas sobre a importância do Programa Sala de Leitura e que sua intencionalidade é a formação do sujeito leitor. Contamos ainda com o apoio da Supervisora Valquíria Ferreira de Lima Almeida responsável pela pasta que trouxe esclarecimento sobre as atribuições e responsabilidades do professor de Sala e Ambiente de Leitura, ressaltando que é fundamental, independentemente da disciplina, que o professor tenha uma ótima relação com a leitura, em especial de literatura e tenha habilidades formativas para ensinar os estudantes com foco nos quatro pilares do Programa (leitura, escrita, pesquisa e ações culturais). Também foi tratado sobre o Projeto Mediação & Linguagem 2024 que além de incentivar a criatividade e o gosto por variadas formas de expressão artística através do uso de recursos tecnológicos, a produção de radionovelas/podcasts, a partir da transposição da linguagem literária para a cinematográfica ou audiovisual, pode abordar temas diversos, incluindo os transversais e estimular a leitura fruição.