Escola Estadual Líria Yurico Sumida em Sandovalina recebe Promotor Marcos Akira

Na noite de 15 de junho de 2023, a convite da equipe gestora da Escola Estadual Líria Yurico Sumida em Sandovalina, o promotor de Justiça da vara da infância e da juventude (GDUC), Marcos Akira Mizusaki, esteve presente na reunião de pais, mestres e parceiros. O promotor conduziu uma palestra didática e envolvente que chamou a atenção de todos os presentes que tiveram a oportunidade de assisti-la. Na ocasião, ele falou da importância do acompanhamento dos pais e responsáveis na vida escolar dos seus filhos e/ou tutelados. Destacou a necessidade de pais/responsáveis estarem mais próximos de seus filhos, evitando que estes dediquem tempo em demasia aos celulares, pois estes dispositivos de entretenimento têm ocasionado, segundo observação empírica de sua função e estudos recentes, danos ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, além de formação equivocada de personalidade e prejuízos comportamentais e psicológicos dessa faixa etária. Ele lamentou em sua fala a ausência considerável dos responsáveis na reunião em questão.
A Diretora da Escola, Edileuza Donizete Rocha Miranda, agradeceu em sua fala introdutória a presença dos pais/responsáveis e dos profissionais da rede de apoio, que fizeram esforços para estar na reunião. A Coordenadora Pedagógica, Alessandra Ieda Padovan Ligabô, fez a leitura do artigo “Tempo com os Filhos” publicado no Jornal regional O Imparcial, de autoria do convidado palestrante Marcos Akira. A professora de convivência Luana Patrícia reforçou mais uma vez a necessidade de cuidados para a saúde mental dos alunos e filhos, pois há muitas situações que têm exposto os educandos a extremos que prejudicam e ferem o desenvolvimento da personalidade de maneira considerável.
Para conclusão da produtiva reunião, o aluno do 1º Ano B, Josué Roberto Barbosa Dos Santos, da escola, emprestou sua bela voz interpretando a Canção João e Maria, de Chico Buarque. Encerrando a reunião, a diretora da escola pontuou que os esforços feitos por toda equipe escolar no sentido de buscar mais presença e participação de pais/responsáveis têm lentamente apresentado resultados singelos mas que ocorreram.
Cabe destacar também que frente aos índices de infrequência dos estudantes da UE presentes na plataforma BI educação chamaram a atenção do promotor que, por sua vez, reforçou aos pais a obrigação legal de zelar pelo acesso à educação.
Após a palestra, Dr. Marcos Akira orientou pontualmente membros do Conselho Tutelar e da equipe gestora no que diz respeito a casos específicos de evasão escolar.
Todos os presentes avaliaram como extremamente importante essa parceria com o promotor que, por sua vez, reforçou que voltará no segundo semestre para observar os impactos da palestra realizada.