Equipe do Programa Sala Ambiente de Leitura realiza orientação com tema “O processo de formação leitora: Multiletramentos”

 


A Equipe responsável pela pasta do Programa Sala de Leitura, Supervisora – Valquíria Ferreira de Lima Almeida; PEC Ponto focal – Selma Maria de Assis e PEC de Acompanhamento – Helena Pereira Melo Souza realizou no dia 23 de maio o 3º Encontro Formativo do Programa da Sala e Ambiente de Leitura com a participação de todos os professores que tiveram aulas atribuídas neste programa.

A pauta do dia foi desenvolvida conforme os seguintes objetivos: Participar de uma situação de Leitura fruição (Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários e/ou diferentes manifestações artísticas, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção); Incentivar a leitura de livros de literatura pelo professor na Plataforma Leia SP de modo a contribuir para sua formação pessoal bem como para sua prática pedagógica; Proporcionar espaço de aprendizados, trocas e informações sobre as atribuições dos profissionais de Sala e Ambiente de Leitura ( ações e projetos/ Plano de Ação Semestral, Plano de Sequência de Atividades Semanal, Mediação&Linguagem (podcast/radionovela), Plataforma Leia SP(book trailer), Projetos da DE/Escola).

A Orientação Técnica iniciou com uma dinâmica de acolhida intitulada: “Nutrição estética musical por meio da apreciação de um texto audiovisual” como forma de proporcionar aos professores momentos de reflexão e aprendizado acerca da importância da Arte e suas linguagens no desenvolvimento do senso crítico, criativo, imaginativo e sensível do aluno como criador das linguagens artísticas. “Não é possível uma educação intelectual, formal ou não formal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento divergente, do pensamento visual e do conhecimento presentacional que caracteriza a arte” que também contribui para o processo de aprendizagem. Este momento foi coordenado pela PEC Helena Pereira Melo Souza.

Tivemos a participação da PEC Luana de Língua Portuguesa destacando a importância do papel do professor da Sala e Ambiente de leitura no apoio aos estudantes com dificuldade na competência leitora apresentando recursos tecnológicos como os aplicativos EduEdu e Wordwall, oferecendo sugestões para criação de recursos tecnológicos de ensino. Outra participação importante foi do PEC de Tecnologia Adevilson Matos que desenvolveu oficinas de mão na massa com criação de vídeo de book trailer usando o aplicativo FlexClip para divulgação do acervo literário da Plataforma Leia SP, onde os professores serão embaixadores dos livros, incentivando a leitura nas escolas.

Atualmente, é preciso mais do que a alfabetização e o letramento para atender às demandas da sociedade, sendo necessário um multiletramento, que considere a diversidade cultural, as diferentes práticas letradas e o impacto da globalização e da tecnologia na educação. De acordo com a BNCC, “a leitura é tomada em um sentido amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos, etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais.” Essa realidade requer o multiletramento, que permite uma formação leitora capaz de acessar, selecionar, compreender e produzir uma ampla gama de textos verbais e não verbais que circulam nas variadas esferas de nossa sociedade multicultural e tecnológica.