Diretoria de Ensino promove formação com professores sobre uso das plataformas educacionais

 


O componente Tecnologia e Inovação – Robótica – voltado aos estudantes do 8º e 9º anos das Escolas PEIs de 9 horas. Por estar assim localizado, espera-se que sua presença amplie as possibilidades de desenvolvimento dos Projetos de Vida e Robótica dos estudantes por meio de atividades e projetos práticos, inserindo-os no mundo digital com mais responsabilidade e autonomia.

No dia 10 de abril aconteceu a formação para os professores deste componente com a coordenação do PEC ponto Focal de Tecnologia – Adevilson Pereira de Matos, a formação teve como objetivos: Refletir sobre a intencionalidade pedagógica, os benefícios e o potencial para a aprendizagem do ensino de robótica na rede; Refletir sobre os processos de avaliação de projetos; Analisar e refletir sobre a utilização da rubrica para avaliar os projetos dos alunos; Analisar e refletir sobre a importância de atribuir a atividade do dia para os alunos; Utilização do Kit de Robótica – Placa Micro-bit. Assim, no componente Tecnologia e Robótica serão desenvolvidas as habilidades presentes nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação (SÃO PAULO, 2019) previstas para o segmento. Assim, espera-se que os estudantes tenham experiências de aprendizagem voltadas ao aprofundamento dos quatro pilares do pensamento computacional: abstração, reconhecimento de padrões, decomposição e construção e desconstrução de algoritmos. Nesse sentido, o intuito é que essas habilidades sejam empregadas na solução de problemas reais da sociedade. Além disso, os estudantes aprenderão a utilizar e criar tecnologia de forma consciente e ética.

O encontro ocorreu de forma satisfatória proporcionando aos participantes momentos para refletir sobre a responsabilidade de cada um sobre o uso da tecnologia e das plataformas educacionais. O encontro atingiu o objetivo de capacitar os docentes, com vistas a aprimorar sua atuação no componente de Tecnologia e Robótica.