A E.E. Kosuke Endo, do Distrito Cuiabá Paulista, em Mirante do Paranapanema, desenvolveu atividades organizadas no Planejamento Escolar para acolher os estudantes, incluindo a comunidade escolar com o intuito de engajar e envolver estes grupos na elaboração das atividades de retorno. A escola tem como papel fundamental desenvolver a acolhida aos estudantes todos os dias, focando no socioemocional e acima de tudo reconhecendo o ser humano como um todo, desenvolvendo as habilidades e competências socioemocionais necessárias a ele. É na escola que todos aprendem a olhar o outro com o olhar do outro.
Esta forma de acolher visa proporcionar no retorno às atividades escolares formas de poder interferir com os estudantes maneiras diferenciadas de como encarar as relações, sentimentos e interações com o grupo, inclusive na expressão de respeito às regras, no sentido de pertencimento, na legitimação da escola enquanto espaço social de aprendizado/convivência, além do reconhecimento da comunidade escolar como membro da sua própria comunidade, tendo em vista uma melhor convivência. Em continuidade ao acolhimento, a unidade realizou a leitura compartilhada do texto ‘Portas”, do autor Içami Tiba. Na sequência os alunos participaram de jogos cooperativos entre as salas. Finalizando as atividades planejadas, cada professor realizou o contrato de convivência para melhor andamento dos trabalhos durante este ano, facilitando a convivência entre a sala durante o ano letivo de 2023.