Por Daniela Arfeli
Durante todo o dia 08 de março foram realizadas atividades para trazer debate e conscientização sobre o tema O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é mais que uma data comemorativa. É um manifesto das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Abordar essa temática na escola é muito importante para reafirmar e promover as vitórias da buscapor direitos e igualdade.A Escola Estadual Assentamento Santa Clara proporcionou atividades inspiradoras para debater questões como violência contra mulher, igualdade de gênero e empoderamento feminino com acomunidade escolar durante todo o dia.
Participaram do evento estudantes, educadores, gestores, funcionários, a supervisora Lindsay da Silva Cruz Leal, as Professoras Especialistas de Currículo – PEC Adriane Alves Pereira Rodrigues e Maria Célia Barreto.Estudantes com apoio da educadora Neide dos Santos Silva, do componente de História, encontraram no teatro uma forma de debater sobre feminicídio e violência contra mulheres. Os alunos foram incentivados a pesquisarem sobre os temas e escreverem com a ajuda dos professores e gestão uma peça teatral intitulada: Violência contra mulher. Não se cale, fale! O resultado foi apresentado no evento do dia 08 de março para toda a comunidade escolar.
“A iniciativa evidenciou não só o protagonismo e a criatividade dos estudantes, mas de todos que colaboraram para o sucesso da apresentação. A peça foi criada com situações reais. Emocionou-me muito, pois vivenciamos os vários tipos de agressão que as mulheres sofrem”, relata a coordenadora de gestão pedagógica Daniela Arfeli. O evento também contou com a participação da advogada Fátima Aparecida Oliveira Siqueira; com atuação da Rede Nacional de Combate à Violência e Proteção à Mulher do município de Mirante do Paranapanema, que ministrou a palestra: Violência contra a Mulher – O Silêncio Mata. “A advogada Fátima relatou casos impactantes de violências contra a mulher em âmbito regional. Sensibilizou a comunidade escolar sobre a prática da violência contra a mulher, enfatizando a importância da denúncia, o apoio à vítima, a valorização da vida e do respeito ao próximo”, destacou Lilian de Oliveira Leite, Coordenadora de Organização Escolar – COE.
“A dinâmica da palestra foi um bate papo bem esclarecedor, com duração de 40 minutos, seguida de breve tira-dúvidas. É fundamental que a escola desenvolva ações alusivas sobre a urgência do assunto ‘violência contra as mulheres’”, enfatizou a diretora da Unidade Escolar Zuleika Sousa. Um dos objetivos do evento é mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo para que toda comunidade escolar saiba como identificar e denunciar as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima de violência. A Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio, Cristiane Oliveira, pontuou que “as atividades desenvolvidas integram a Campanha Estadual Maria da Penha, comemorada, anualmente, no mês de março: Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Faz parte dos projetos que precisam ser desenvolvidos nas escolas, sob a orientação da Diretoria de Ensino”.
Para a PEC dos Anos Iniciais, da diretoria de ensino de Mirante do Paranapanema – Adriane Alves Pereira Rodrigues “foi um prazer, no dia 08 de março, estar presente na EE Assentamento Santa Clara para prestigiar o Dia Internacional da Mulher”. A data foi celebrada com muito zelo por toda comunidade escolar: a apresentação de um belíssimo teatro organizado pelos estudantes, demonstrou todo um protagonismo e a palestra bem mediada pela advogada Fátima Siqueira. Os temas discorridos mostraram as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serviu de alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Parabéns a todos os envolvidos”, avalia – Professora Especialista em Currículo.
Para finalizar o período matutino, a diretora da unidade escolar nos encantou com a sua bela voz, na interpretação da música: Triste, louca ou má, Canção de Francisco, el Hombre, homenageando, com todo o seu talento, as mulheres de todas as idades, presentes no evento. Na sequência reconheceu a efetiva participação de todos no evento: a merendeira Nelza Degaspari, a funcionária Karen e a professora Rita Regina Barbosa pelo zelo na confecção do painel e estrutura do palco para o evento.
A gestora encerrou acrescentando sentimento de gratidão: “Toda comunidade escolar teve participação direta ou indireta para que o sucesso acontecesse. Aqui todos trabalham muito. Um coopera com o outro para o êxito em tudo que realizamos”, agradeceu a diretora.No período noturno, mediado pela COE Cíntia Guidorizzi e CGP Cristiane Oliveira, deu-se continuidade às comemorações pelo Dia da Mulher. Inicialmente, a professora Vanda Teixeira Garcia, do componente de História, contextualizou e apresentou um vídeo sobre a trajetória histórica das lutas das mulheres – vídeo educativo disponível em: Dia Internacional da mulher/Porque comemorar?
Os estudantes da 3ª série B do EM, mediados pela educadora Fabiane Cristian Silva Vieira realizaram ataque biográfico das Mulheres Extraordinárias, neste dia todo dedicado às mulheres.Para alegrar ainda mais a noite, a comunidade escolar foi agraciada por entrega de bombons e sorteio de mimos, ofertados pelos educadores do período noturno e bolo em comemoração ao dia da Mulher e aniversariantes do mês. (preparado com muito carinho pela professora Juliana Parron Cano). O evento noturno foi finalizado com as considerações da supervisora Lindsay Leal que participou, ativamente, das atividades realizadas, principalmente da reapresentação teatral.