A Escola Estadual Assentamento Santa Clara, localizada no município de Mirante do Paranapanema, destaca-se por sua dedicação ao desenvolvimento do letramento e ao incentivo à escrita com função social. Entre as iniciativas estão os projetos – Semeando Autores e o jornal escolar.
A escola lançou, recentemente, o livro Tessitura dos Saberes e a 12ª edição do jornal escolar Santa Clara Notícias. Os eventos de lançamento aconteceram em dois momentos: no dia 29 de novembro, para os Anos Finais, Ensino Médio e EJA, e no dia 4 de dezembro, para os Anos Iniciais. Estudantes e educadores se emocionaram ao ver seus textos publicados. As cerimônias celebraram a importância da escrita para a construção de cidadãos mais críticos e participativos.
Tessitura dos Saberes
O livro Tessitura dos Saberes é uma coletânea que reúne poesias, crônicas, relatos de vivências, reescrita e reflexões, escritos por várias mãos: estudantes, professores, funcionários e gestores. “Este livro é um presente para todos nós. Ele dá voz e pertencimento à comunidade assentada e acampada. Ao registrar suas histórias, nossas crianças, jovens e educadores contribuem para a construção de memória coletiva e da valorização da cultura local”, afirmou a diretora Cristiane Andreia de Oliveira, idealizadora do projeto.
“Foi emocionante participar deste projeto e acompanhar o entusiasmo das crianças em cada etapa da produção. Tivemos nos Anos Iniciais, textos coletivos de reescrita de contos literários e individuais de autoria. As crianças ficaram entusiasmadas em produzir seus textos para o livro. A experiência foi motivadora para o avanço da escrita”, destaca Ana Maria Arfeli Ferrari – coordenadora de gestão pedagógica.
A obra apresenta o simbolismo de “tecer saberes”, com propósito de transformar vivências em aprendizado compartilhado. “A escrita com função social desenvolve habilidades acadêmicas, forma cidadãos mais críticos. Estes projetos apresentam o compromisso da escola em oferecer aprendizagem significativa e conectada com as reais necessidades dos estudantes. Sinto-me honrada por desenvolver o projeto jornal há 12 anos”, completou Daniela Arfelli, organizadora do livro.
Além do conteúdo rico, a capa do livro chama a atenção por sua sensibilidade e beleza, fruto do talento de Maria Melane Maciel Esquivel Bill, educadora da escola. O título evoca a ideia de “tecer saberes”, reflete o propósito de transformar vivências em aprendizado compartilhado.
“Escrever o poema coletivo foi uma experiência única para mim. Pude expressar o que muitas vezes fica guardado. Quando vi meu nome ali, no meio das palavras de tantas outras pessoas, percebi o quanto nossa história tem força e merece ser compartilhada. A escola nos deu a chance de sermos ouvidos e, por isso, sou grato”, destaca Guilherme Gomes Sobrinho, estudante da EJA.
Jornal Santa Clara Notícias
A 12ª edição do jornal escolar Santa Clara Notícias dá visibilidade às práticas pedagógicas exitosas de 2024. Com reportagens, notícias e artigos, o jornal destaca temas relevantes e fortalece a escrita como ferramenta de transformação. “Há 12 anos, o jornal tem sido uma forma de mostrar que a educação vai além dos muros da escola. Reflete o compromisso de formar cidadãos críticos e protagonistas”, destacou Daniela, que também atua como editora-chefe do jornal.
A gestão da Escola Santa Clara convida todos a prestigiar essas produções. Leia, compartilhe e inspire-se com as vozes e histórias que tecem o cotidiano de uma comunidade tão rica em saberes.
Acesse o jornal escolar pelo link: https://abrir.link/YOBfj
Ou escaneie o QR Code disponível
A Escola Estadual Assentamento Santa Clara continua escrevendo sua história com projetos que potencializam a importância da aprendizagem significativa.