Embaixadores Leia SP


As professoras da Sala e Ambiente de Leitura – Cristiane Marchese da EE Arthur Ribeiro e Rosineide Matos da EE Kosuke Endo, foram convidadas a participarem da construção coletiva de aprimoramento da Plataforma Leia SP através da revisão e elaboração de novas questões das obras disponíveis para os estudantes da Rede Estadual na plataforma de leitura. As professoras embaixadoras vêm participando de um percurso orientacional conduzido pelas formadoras da EFAPE/COPED responsáveis pelo Programa Sala e Ambiente de Leitura. Cada Diretoria de Ensino recebeu uma obra para aprimorar as questões que são disponibilizadas aos alunos leitores a cada 10% de leitura realizada. As questões foram elaboradas atendendo a Matriz de Referência Leia SP – PISA abrangendo três domínios: compreensão da obra, análise crítica e produção ou intervenção na sua realidade. Cada domínio contempla descritores a serem desenvolvidos pelos alunos durante o ato da leitura, entre eles: reconhecer o tema principal ou a intenção do autor, localizar informações explícitas ou implícitas no texto, identificar motivações e objetivos dos discursos apresentados no texto, posicionar-se de forma crítica, reflexiva, ética e responsável, entre outros. Por meio das vivências literárias podemos promover mudanças nas visões de mundo em várias etapas da vida destes sujeitos leitores. O leitor crítico possui completo domínio da leitura e está apto a exercer o seu poder de reflexão e questionamento da realidade e dos textos literários que lhes caem nas mãos, colocando em foco os principais conflitos que cercam a existência humana, essenciais para a formação competente do leitor crítico. Queremos o engajamento dos alunos na construção de uma comunidade leitora para além da escola, transformando a sociedade, melhorando a qualidade das relações sociais, ambientais, políticas, econômicas, profissionais, enfim, construtores de um mundo melhor.