Educa Pontal fecha o ano debatendo sexualidade e deficiência

Dra. Danielle: mediadora e coordenadora do Programa Educa Pontal – Foto: Homéro Ferreira

 

 


O Programa Educa Pontal fecha as suas atividades de 2022 com o workshop Educação Especial Inclusiva no Contexto do Pontal; no qual foi abordado o tema Sexualidade e Deficiência. O encontro de professores e gestores em educação ocorreu na manhã do dia 2 deste mês e foi mediado pela Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e pelo doutorando em educação Rafael dos Santos Reis, com a supervisão da coordenadora do núcleo pedagógico para a área de educação especial na Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, Solange Marques Rodrigues.

No primeiro workshop do semestre a temática foi a flexibilização curricular. “Houve toda uma abordagem prática nesse encontro e dicas para que pudessem pensar não só no ensino e na aprendizagem das crianças da educação especial [com deficiências], mas o contexto da inclusão escolar”, comenta a Dra. Danielle, mediadora do encontro que teve a participação do pedagogo Jefferson Diego de Paulo, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

No segundo workshop foi trabalhada a temática de produção de materiais e da tecnologia assistiva no contexto do desenho universal para aprendizagem, ministrado pela professora mestre Janiele Santos que é design instrucional no Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, especialista em educação especial e inclusiva que desenvolveu pesquisa e dissertação de mestrado com esse tema. Janiele, que também faz parte do corpo docente dos cursos de Pedagogia presencial e EAD, ensinou a produção de materiais de baixo custo e utilização de técnicas vinculadas à tecnologia assistiva.

Dimensão emocional e afetiva

O terceiro e último workshop deste ano, com o tema escolhido pelos professores da rede e novamente por meio da supervisão de educação especial, foi a questão da sexualidade e deficiência. Conforme a Dra. Danielle, como as crianças e os adolescentes ficam bastante tempo no contexto da escola, especialmente nas escolas de educação integral, há a necessidade de tratar de seus aspectos biopsicossociais, com o entendimento de que não é só o cognitivo, mas também tem toda dimensão emocional e efetiva que deve ser considerada. “No caso das crianças com deficiências existem algumas especificidades de manifestações que precisam ser abordadas”, pontua.

A participação de Rafael, doutorando em educação na Unoeste e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), decorreu da condição de que trabalha com o tema sexualidade desde o seu mestrado e no doutorado estuda sobre os processos de escolarização de pessoas soropositivas e quanto a escolarização garante ou não as suas possibilidades de inclusão. “Devido à sua formação em filosofia e a sua experiência no ensino médio e estudos vinculados à sexualidade, se disponibilizou a falar com os participantes sobre o tema”, conta a Dra. Danielle e diz que o encontro teve cerca de 50 participantes.

Participaram professores da educação especial, de salas regulares e de instituição especializada, que é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), gestores escolares e outros interessados que atuam na educação básica e que se inscreveram no site da Unoeste, responsável pela certificação. A professora Solange articulou todos os encontros e anunciou continuidade no próximo ano, com outros workshops. O Educa Pontal é uma parceria da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Pedagogia Presencial e EAD.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

 

Fonte: https://www.unoeste.br/Noticias/2022/12/educa-pontal-fecha-o-ano-debatendo-sexualidade-e-deficiencia