DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA REALIZA O 5º ENCONTRO FORMATIVO – MÓDULO 5 – PROGRAMA ALFABETIZA JUNTOS SP


A Diretoria de Ensino Região Mirante do Paranapanema, sob a coordenação das Articuladoras Regionais Joceli Sevilha G. Barbeto e Adriane Alves P. Rodrigues, realizou no dia 25/09/2024, o 5º Encontro Formativo – Módulo 5 – Programa Alfabetiza Juntos SP, contou com a presença do Núcleo Pedagógico e com a participação dos Articuladores Municipais, Formadores Municipais e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais da Rede Estadual e Redes Municipais. Neste encontro o foco de estudo e aprofundamento foi centrado nas práticas de escrita, que precisam estar presentes nas situações didáticas de alfabetização inicial.
Os principais tópicos abordados na reunião foram:
• Feedback da formação do Programa Alfabetiza Juntos SP, módulo 4: Análise dos resultados e feedbacks recebidos após a conclusão do terceiro módulo da formação;
• Alinhamento da formação do Programa Alfabetiza Juntos SP, módulo 5;
• Apreciação de situações de leitura que contribuem para a formação de leitores;
• Compreender que as crianças precisam participar de atividades de leitura, análise de textos bem escritos, reescritas, produção, revisão e reflexão sobre a língua para apropriar-se da linguagem que se escreve e se tornar leitor e escritor competente;
• Ampliar os conhecimentos acerca das situações didáticas fundamentais de escrita pelo aluno e escrita por meio do professor;
• Analisar as condições didáticas e intervenções do professor na escrita de textos que podem saber de cor e na produção textual de alguns gêneros do cotidiano dos estudantes;
• Aprofundar os saberes didáticos em relação às práticas de produção textual, os quais envolvem as operações fundamentais do escritor como, planejar o que será escrito, textualizar e revisar sua própria produção, bem como, refletir sobre algumas estratégias metodológicas de formação que podem favorecer e potencializar sua ação formativa com grupo de educadores;
• Refletir sobre o papel de formador e suas possibilidades na formação de formadores;
• Ampliar os conhecimentos na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes elegíveis da Educação Especial, dialogando com práticas pedagógicas realizadas nos anos iniciais do processo de alfabetização;
• Fomentar consolidação das leis 10.639/03 e 11.645/08 e a valorização das diversidades como referencial para uma sociedade efetivamente equânime e democrática.