EQUIPE DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA DIRETORIA DE ENSINO PARTICIPA DO ENCONTRO FORMATIVO – MÓDULO 4 – PROGRAMA ALFABETIZA JUNTOS SP NA REDE MUNICIPAL DE ESTRELA DO NORTE

A Equipe de Articulação Regional da Diretoria de Ensino Região Mirante do Paranapanema, acompanhou no dia 20/09/2024 a realização do 1º Encontro Formativo – Módulo 4 – Programa Alfabetiza Juntos SP, junto ao Município de Estrela do Norte. Com a presença da Articuladora Municipal/Formadora Municipal Gláucia Betin, e docentes que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental/Anos Iniciais. Neste encontro, teve como foco: A criança leitora: Estratégias e Práticas de Leitura.
Os principais tópicos abordados na reunião foram:
● Socializar os aspectos mais significativos do encontro anterior;
● Propor uma reflexão sobre a leitura de mundo que precede a leitura da palavra;
● Ressignificar sobre o papel do professor enquanto formador de leitor;
● Promover debates sobre a leitura no cotidiano escolar e da formação literária dos estudantes.
● Retomar com o grupo as estratégias de leitura: SELEÇÃO, ANTECIPAÇÃO, INFERÊNCIA, VERIFICAÇÃO, DECODIFICAÇÃO. Evidenciando como cada uma acontece para leitores fluentes, leitores iniciantes e para as crianças que ainda não leem convencionalmente;
● Analisar as informações dos estudos de caso, inferindo e apropriando – se do foco na leitura que sejam boas situações de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da Fluência Leitora.
● Instigar a usabilidade das metodologias ativas (rotação por estações, escrever em tablets) no desenvolvimento do processo da alfabetização.
● Rememorar os conceitos e as implicações na concepção da criança como leitora: Estratégias e Práticas de Leitura em sala de aula.
● Fomentar a consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e a valorização das diversidades como referencial para uma sociedade efetivamente equânime e democrática.