A E.E. “Lídia Sanae Oya’’, realizou sábado, dia 29/06/2024, a reposição de aula de acordo com o Decreto Nº 68.298, de 03 de janeiro de 2024. O desenvolvimento das atividades, foi a socialização de dois projetos – Restaurante Literário e Projeto de fluência leitora – leia com precisão sem perder a atenção! desenvolvidos no primeiro semestre pela gestão escolar e a parceria da professora Maria Parra, responsável pela Sala e Ambiente de Leitura. As estratégias utilizadas foram através Metodologias Ativas de Rotação por estações com os gêneros crônicas, cordéis, poemas, sonetos, tipos de contos, organizados por grupos, através de agrupamentos produtivos. Após as escolhas, os grupos direcionavam a uma sala ao lado para desenvolverem as comandas como – leitura em voz alta, análise da leitura, roda de leitura e teatro. As ações foram acompanhadas pelo Coordenador de Gestão Pedagógica e professores, após a conclusão, cada grupo realizava a apresentação. Foi um sábado muito produtivo. Ressaltamos que projetos de leitura são uma excelente estratégia de incentivo para fomentar o hábito da leitura, tendo a pretensão de contribuir para a formação de estudantes leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes. É preparar os educandos para que sejam pensantes e não meros transmissores de ideias de outras pessoas. Envolver os alunos cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional.
Restaurante Literário e Projeto de fluência leitora – leia com precisão sem perder a atenção!
GALERIA DE IMAGENS