NPE realiza Orientação Técnica de Educação Especial sobre Projeto Ensino Colaborativo


No dia 15 de maio DE 2024 foi realizada a Orientação Técnica de Educação Especial: “Projeto Ensino Colaborativo”, o público contou com professores especializados que atuam no Projeto Ensino Colaborativo e convidados dos municípios parceiros. Equipe responsável pela pasta da Educação Especial – PEC ponto focal Solange Marques Rodrigues considerou o encontro como um importante momento para destacar as orientações da Coordenadoria Pedagógica (COPED), com ações e temáticas previstas para desenvolvimento no ano letivo de 2024.

A Orientação Técnica iniciou com uma dinâmica intitulada: “Nutrição estética musical por meio da apreciação de um texto audiovisual” como forma de proporcionar aos participantes momentos de reflexão e aprendizado acerca da importância da Arte e suas linguagens no desenvolvimento do senso crítico, criativo, imaginativo e sensível do aluno como criador dessas linguagens artísticas também. O desenvolvimento dos conteúdos da Arte na Educação Inclusiva é uma forma de promover a percepção, a criatividade e a cultura desses alunos, pois devido as suas limitações, eles têm poucas oportunidades de expressarem o que sentem e é necessário que essas pessoas se sintam importantes, amadas e a arte possibilita a igualdade.

Este momento foi coordenado pela PEC Helena Pereira Melo Souza. Este encontro proporcionou aos professores especializados momentos de reflexão de suas práticas por meio de leitura do artigo “O que é Ensino Colaborativo na Educação Inclusiva” – Rhema; sensibilização por meio de vídeo; leitura de Resoluções que dispõe sobre a regulamentação da nova Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, à luz da Resolução Seduc n°21/2023 referentes a vários tipos de deficiência e atribuições do professor; com vistas a quebra de barreiras oportunizando um melhor desenvolvimento do estudante, de acordo com suas reais possibilidades, harmonizar e fundir conhecimentos entre Professor Regente e o Professor da Educação Especial.