Sala Ambiente de Leitura: DE promove formação do leitor em suportes digitais


Como estratégia de engajar e chamar os professores para o comprometimento das suas atribuições do Programa Sala e Ambiente de Leitura a Equipe da Diretoria de Ensino realiza a 2ª formação para este público-alvo, os encontros são coordenados pela Supervisora Ponto Focal – Valquíria Ferreira de Lima Almeida e os PECs Focal e de acompanhamento – Selma Maria de Assis, Luana Patrícia dos Santos Oliveira, Adevilson Pereira de Matos e Helena Pereira Melo Souza e neste dia também contamos com as parcerias das PECs de Ciências e Anos Iniciais respectivamente – Aline Camila Mantovi de Lima  e Maria Célia Barreto. Sabemos que a leitura contribui com o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens e por isto durante a formação ressaltamos o quanto é importante o uso efetivo da Sala e Ambiente de Leitura para ler, pesquisar, conviver com leitores agindo como propagadores de suas experiências com os diferentes gêneros textuais.

A Sala de Leitura deve favorecer os alunos com menor acesso a livros e outros tipos de leitura em casa. Do mesmo modo, os alunos que aprendem pouco com os métodos tradicionais de ensino podem encontrar na sala de leitura novas portas e novas rotas para aprender a ser, conviver, conhecer e fazer na escola!

O ensino de leitura que engloba concomitantemente o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas que impulsionam a construção da autonomia, a colaboração, a autogestão e capacidade de leitura favorece a entrada dos estudantes num ciclo de desempenho virtuoso, em que “as atitudes em relação à leitura e à aprendizagem, a motivação, envolvimento em atividades de leitura e proficiência em leitura reforçam-se mutuamente” (PISA, 2009).

Para que a Sala e Ambiente de Leitura seja um espaço de convívio e muito frequentado por todos os alunos da escola é necessário que o professor exercite nove atitudes fundamentais: acolhimento, parceria, criatividade, convívio, organização, liberdade, mobilização, divulgação e avaliação. É fundamental estimular o protagonismo dos estudantes, de modo que desenvolvam o gosto pela leitura e usem este ambiente como um espaço de convívio com leitores, livros e estórias, afinal a escola é uma comunidade leitora!