Voltas às Aulas 2023 – EE Porto Primavera

 


Na EE “Porto Primavera”, município de Rosana, no dia 03 de fevereiro de 2023. A equipe gestora , Professores, funcionários e Alunos acolhedores iniciaram o acolhimentos dos os alunos para mais um ano letivo, reunindo todos os alunos no pátio da escola, onde as alunas Iara e Luana receberam todos alunos do Ensino Fundamental I e II com música cantada acompanhado de instrumento musical.
Dando continuidade atividades de acolhimento a professora Katia promoveu um alongamento e aquecimento envolvendo todos alunos. Dando sequência, cada dupla professores Conselheiros com lista nominal e chamou sua turma e caminhou para sua sala, onde uma equipe de alunos acolhedores aguardava para dar continuidade ao acolhimento.
Já no dia 06 de fevereiro em continuidade as atividades de acolhimentos, o Diretor da Escola abordou alguns temas relevantes com os alunos sobre horário de entrada, sobre a merenda escolar, sobre o uso do uniforme, do celular em sala de aula, sobre comportamento, depredação do prédio e sobre a importância da boa convivência com os pares.
Na sequência, o COES chamou os alunos que foram alunos protagonistas no ano de 2022, como por exemplo, os gremistas, alunos líderes e vice-líderes de turmas e os presidentes e vice-presidentes dos clubes juvenis, para que os mesmos relatassem a experiência de fazerem parte destes projetos do Programa Escola Integral (PEI). E após os relatos dos alunos, foi abordado junto aos alunos a importância do aluno se candidatar para participarem de alguns destes projetos.
Sobre a liderança de sala, foi falado sobre o perfil do aluno, e que o candidato, deverá ter algumas características para que realmente possa ser votado como líder de turma. Este candidato a liderança, será o porta voz da turma, portanto, deve ser um aluno que tenha facilidade em se comunicar, ser respeitoso, saber ouvir os colegas, ser parceiro do professor na mediação de algumas situações em sala de aula, etc.
Foi abordado ainda com os alunos todo o procedimento dos clubes juvenis, e reforçado sobre a importância do comprometimento daquele aluno que for escolhido como presidente e vice presidente. Pois estes dois responsáveis, devem ter responsabilidade, comprometimento com o teu clube, assiduidade, deve ser exemplo para os outros componentes, participar das reuniões semanais, elaborar as atividades para o clube com antecedência etc.
Ainda neste bimestre será realizado também a eleição do Grêmio Estudantil. Para esta agremiação, é importante os alunos que quiserem participar, que os mesmos deverão ter o perfil de liderança, e fácil comunicação, de envolvimento com os projetos da escola e dos alunos, estar sempre engajados nas atribuições do grupo.
Foi comentado também sobre as tutorias, e que as mesmas serão oferecidas ainda neste bimestre, e que a escola irá montar o cronograma para a realização das escolhas dos tutores.