Teatro “Marulhos” na Escola da Família de Narandiba.

O Programa Escola da Família da E.E. Professora Takako Suzuki de Narandiba apresentou: “Marulhos”, espetáculo circense abrangendo literatura, poesia, teatro, música e dança, neste lindo domingo 02-12, a Cia Teatral Marulhos trouxe um panorama que foi desde os cantos tupinambás à música popular brasileira, com releituras da ciranda e do fandango caiçaras. Violões promoveram um choque proposital, em contraposição à presença da rabeca, da caixa de folia e dos tamancos de chiba, tudo executado ao vivo pelos atores.

O espetáculo contou ainda com músicas de Julinho Mendes e poesias de Domingos Fabio, artistas contemporâneos de Ubatuba que trazem em suas obras a cultura caiçara. A pintura de cada peça (objeto das cenas) foi inspirada nos troncos do kuarup – um ritual dos índios do Alto Xingú em louvor aos mortos. Cada tubo, uma homenagem à cultura que agoniza – mas, também um grito à vida que persiste. As cores da Folia do Divino e da Congada estavam presentes. As cores da mata, do céu e do sangue vertido na luta pela terra.

A ação foi realizada, através do Programa Cultura Ensina da Secretaria Estadual de Educação, com Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e com apoio da Secretaria Estadual da Cultura e da Diretoria de Mirante do Paranapanema, com o intuito de aprimorar a formação lúdica e artística das crianças e adolescentes; proporcionar a alunos dos ensinos fundamental e médio a possibilidade de fruição cultural por meio do acesso a experiências educativas em diferentes instituições culturais e artísticas. Além da importante presença da comunidade dos universitários Gisele Vilarins, Tânia Vilarins, voluntária Rosilda Gomes, prestigiaram a apresentação cultural: o dirigente Enio Magro, o supervisor de ensino Emerson Magro, e a Professora Coordenadora de Projetos Especiais Ivani Pereira.

A E.E. Professora Takako Suzuki de Narandiba tem como diretora a senhora Angélica Mira Vasconcelos e como vice do Programa Escola da Família a senhora Edna Biscaino e como PCNP da Escola da Família Ester Garcia.

Narandiba, 02 de dezembro de 2018.