Semana de Arte Moderna

Em comemoração à Semana de Arte Moderna de 1922, ocorreu ontem, 21/02, uma palestra no espaço da E.E. Zulenka Rapchan, em parceria com a Diretoria de Ensino representada pelo Sr. Dirigente Regional de Ensino, Ênio Magro e CFPH (Centro de Formação e Promoção Humana), a diretora Nelma Catarina de Souza, o Vice-Diretor, Edil Manoel de Souza e a Coordenadora Pedagógica Elisângela França.
O Coordenador do CFPH, Álvaro Gonçalves de Souza, realizou a abertura do evento com os alunos e as PCNPs das disciplinas de Língua Portuguesa, Valquíria F. de Lima Almeida e Viviane E. Neves Santos, e da disciplina de Arte, Helena P. Melo de Souza, contribuíram com um momento inicial reflexivo sobre essa importante manifestação artístico-cultural, também chamada de Semana de 22, que ocorreu no teatro municipal de São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Foram destacados alguns artistas, poetas e escritores que propunham uma nova visão de arte e renovação social, em especial Anita Malfatti e Mário de Andrade, cujas figuras foram articuladores do evento e contribuíram para a ruptura e inovação da arte e literatura brasileira.
Esse momento promoveu a interação com a turma participante, resgatando o contexto histórico da época, estabelecendo um paralelo com a contemporaneidade e a essência da literatura para a vida humana. A atividade contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem articulado à interdisciplinaridade e os conteúdos curriculares.

Mirante do Paranapanema, 22 de março de 2019.