Projeto ENEM na Escola – Concurso interescolar de Redação

ENTREGA DE REDAÇÕES: PERÍODO DE 02/09/2019 A 20/09/2019

 

OBJETIVO GERAL: Aperfeiçoar a prática da escrita de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio despertando-lhes o desenvolvimento da prática de Redação.

JUSTIFICATIVA

José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha no seu famoso bordão diz: “Quem não se comunica, se trumbica!”, mostra-nos que o nosso conhecimento necessita do meio de comunicação seja na forma verbal ou escrita. Ambas com o tempo foram se aperfeiçoando e a forma escrita foi se desenvolvendo e se aprimoramento, tanto na ortografia como na concordância (coerência e coesão). Percebe-se que essa forma de linguagem nos dias atuais está sendo acirrada em vestibulares e exames como o ENEM. Dessa forma a Escola Estadual Kosuke Endo percebeu a necessidade de motivar o desenvolvimento da Prática de Redação para o Ensino Médio (2º e 3º anos), para que os mesmos cheguem aos vestibulares e ao ENEM mais preparados e habituados à essa forma de escrita argumentativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 – Motivar o desenvolvimento das produções textuais;

– Proporcionar a prática de escrever e reescrever os textos;

– Aprimorar o uso da norma padrão;

– Preparar o aluno concluinte do Ensino Médio para as práticas de redação que serão propostas no ENEM.

 METODOLOGIA

O presente projeto terá por metodologia o gênero textual: Dissertação escolar, cuja estrutura compõe Introdução: Deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas. Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão. Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente. Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido

AVALIAÇÃO

A equipe examinadora irá avaliar a característica que o gênero proposto deve seguir: a ortografia, divisão de parágrafos, estética da escrita, o tema a ser abordado, a coerência e coesão que deve garantir que o texto tenha sentido.

Inscrições – Início
Inscrições – Fim
Entrega das Redações
Término das Entregas
Resultados
05/08/2019 30/08/2019 02/09/2019 20/09/2019 01/10/2019