PROGRAMA FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA – DIVULGAÇÃO

 O Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional FNDE – Formação pela Escola executa, avalia e monitora ações educacionais financiadas pelo FNDE. Para isso, oferece cursos de formação de grupos com interesses bem específicos: participantes do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS, técnicos que atuam na execução de Programas do FNDE, Diretores e vices- diretores de escola, secretários de educação, prefeitos, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O Programa de Formação Continuada, na modalidade a distância, tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e controle social dos recursos públicos destinados à educação. O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB.

 A Diretoria de Ensino ofertará os seguintes cursos para Setembro/2017:

1 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)

Carga horária: 60 horas

Descrição: o Curso apresenta o Fundeb como uma política pública de financiamento da educação capaz de promover a equalização na distribuição de recursos; reduzir as desigualdades; contribuir para a universalização da educação e valorizar os profissionais da educação. Apresenta o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) como órgão de vigilância da aplicação dos recursos repassados, as demandas por uma educação pública de qualidade e os recursos financeiros.

 2 – Controle Social

Carga horária: 40 horas

Descrição: o Curso trata do acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresenta o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do conselho da alimentação escolar, dentre outros. Trata de questões relacionadas com o exercício da cidadania e da atuação do cidadão como conselheiro e até fiscal do bom uso dos recursos públicos para educação no Brasil.

Descrição: aborda os principais assuntos relacionados ao Censo Escolar da Educação Básica, em especial o Sistema Educacenso, alcançando de forma rápida e eficiente as pessoas envolvidas.

Os cursos são realizados à distância com previsão de dois encontros cujo formato será definido pelo Tutor de cada turma.

Os cursos serão ofertados Setembro/2017

Público-alvo:

  1. Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).
  2. Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB).
  3. Técnicos municipais/estaduais que atuem na parte de execução de programas do FNDE.
  4. Prefeitos municipais.
  5. Secretários de educação
  6. Diretores e vice-diretores de Escola
  7. Professor Coordenador – PC
  8. Professor Mediador Escolar e Comunitário – PMEC. (Rede Estadual)
  9. Agente de Organização Escolar – AOE (Rede Estadual)
  10. Gerente de Organização Escolar – GOE (Rede Estadual)

 

Obs.: Para os funcionários da Rede Estadual que fazem juz a Evolução Funcional, o certificado será emitido pela EFA e poderá ser utilizado para este fim. Dúvidas entre em contato com o PCNP de Tecnologia EducacionalFone: 18-39919996 ou pelo Email: adevilson.matos@educacao.sp.gov.br

 

INSCRIÇÕES ATÉ 19/08

 

* REALIZE A SUA INSCRIÇÃO LOGO ABAIXO: