Orientação Técnica: “1º Congresso Técnico 2024” das Categorias Mirim e Infantil da Etapa I dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP

 


A Diretoria de Ensino por meio da PEC Ednilza Martins Fonseca ponto focal de Educação Física/Jogos Escolares realizou no dia 20 de março a Orientação Técnica: “1º Congresso Técnico 2024” das Categorias Mirim e Infantil da Etapa I dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP, onde estiveram presentes os professores de Educação Física regularmente inscritos. O encontro teve início com fala do Dirigente de Ensino – Kleber Aparecido Guarnieri Alves promovendo a acolhida e boas vindas aos professores. Na sequência a PEC Selma Maria de Assis realizou uma leitura inicial do livro: “Ninguém é igual a ninguém” e em seguida houve o momento de socialização que trouxe discussões sobre o texto que propôs ao leitor explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade, pois vivemos em um mundo vasto e colorido, repleto de elementos diversos em perfeita interação. Por isso, é tão importante entender cada coisa que vemos e respeitar uma simples verdade: somos todos diferentes. Escrito pelas autoras Regina Rennó e Regina Otero, a leitura promoveu aos participantes explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade, as reflexões acerca desta leitura veio ao encontro do que se espera como conteúdos, competências e habilidades do componente de Educação Física e foi um excelente incentivo para repensar nosso papel no mundo e nossas responsabilidades com o outro, vindo ao encontro com o que está proposto no Currículo da Educação Física. O referido livro faz parte do acervo da Plataforma Educacional “Leia SP” da COPED/SEDUC. Na continuidade a PEC Ednilza seguiu com a retomada de estudos da BNCC e Currículo Paulista ressaltando a importância da Educação Física como desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor; este momento foi para promover estudo dos documentos referenciais metodológicos, materiais de apoio e oficinas Mão na Massa tendo como foco o Currículo em Ação, materiais digitais, escopo sequência e uso das técnicas Lemov presente nas atividades realizadas. Na continuidade da pauta foram feitas as leituras das Resoluções que apoiam as turmas de ACDA e o Regulamentos dos Jogos JEESP 2024, finalizando com a elaboração das tabelas dos Jogos.

“Somos mais que professores de Educação Física. Somos quem com nossas palavras podemos encantar, com os movimentos ensinar e o futuro transformar.”.