Mostra de Boas Práticas Pedagógicas -“Tecendo Leituras”

A Diretoria de Ensino Região de Mirante do Paranapanema realizou no dia 22 de junho de 2017 a Mostra de Boas Pedagógicas “Tecendo Leituras”.  A Orientação Técnica (OT), com o propósito de socializar os resultados das experiências exitosas realizadas no 1º semestre e tema centrado em Práticas de Leitura e Escrita , contou com a presença dos Professores Coordenadores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das 30 escolas Estaduais além dos Formadores dos Municípios Parceiros da DE de Mirante.

Organizada pela Equipe Pedagógica da diretoria, que é composta pela Supervisão de Ensino, Núcleo Pedagógico e pelo Dirigente Regional de Ensino, Enio Magro, a Mostra também teve como objetivo favorecer a reflexão sobre a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas. “Este é um compromisso de todos os envolvidos neste processo”, destaca o dirigente.

Para a Equipe Pedagógica, “importantes indagações nos tocaram neste dia. Qual o papel da leitura e da escrita como ferramenta de transformação social? O quanto já avançamos? O quanto temos que avançar para superar toda prática excludente , diante do ideal de construir uma sociedade em que crianças, adolescentes, jovens e adultos  sejam respeitados em seus direitos a um percurso contínuo de aprendizagem , socialização e desenvolvimento humano?  Esta Diretoria de Ensino tem priorizado nas suas ações de formação o desenvolvimento da competência leitora e escritora, fundamental para o exercício da cidadania e do letramento crítico”.

A Mostra de Boas Práticas Pedagógica – “Tecendo Leituras” foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, no período da manhã, foi realizado um Seminário sobre a importância da leitura. A tarde, como de costume nas mostras realizadas em 2016, houve a socialização de práticas das unidades escolares da DE de Mirante. “A Equipe Pedagógica se empenhou totalmente nas últimas semanas para que a Mostra fosse elaborada para atender as necessidades formativas dos Professores Coordenadores. Com isso, reforçamos o nosso compromisso em aprimorar os nossos conhecimentos para que o resultado seja sentido em sala de aula, no dia a dia dos alunos”, enfatizou Enio Magro.

Foram apresentadas duas palestras durante o seminário. A primeira foi ministrada pela professora Carla Tocchet, graduada em Educação e mestranda em Escritura y Alfabetización na Universidad Nacional de La Plata, e teve como  tema “O que é preciso saber para ensinar leitura na escola?”. Em seguida, o professor Irando Alves Martins Neto, graduado em Letras, Mestre em Educação pela Unesp e Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, apresentou o assunto “(Trans) formação social por meio da leitura e escrita”.