EE José Quirino Cavalcante: PECs de Arte e Língua Portuguesa realizam conversa sobre “A Semana de Arte Moderna” com alunos da 3ª série do Ensino Médio

Por Selma Assis e Helena Souza

No mês de março, as PECs – Selma Maria de Assis de Língua Portuguesa e Helena Pereira Melo Souza de Arte, foram convidadas pela professora PSL- Professora de Sala e Ambiente de Leitura, Letícia Graziele Sabaine e Diretora Raimunda Alves da Silva Oliveira da EE. “José Quirino Cavalcante” para tecer um diálogo com os alunos das 3ª séries A e B do Ensino Médio, o tema foi sobre Arte Moderna. Ressaltamos que esta ação havia sido combinada com a PSL anteriormente.

Inicialmente foi realizada a acolhida aos estudantes com uma dinâmica de sensibilização e acolhimento. Em seguida, foi apresentado o objetivo do dia: Despertar em cada participante um olhar acolhedor para seu percurso de aprendizagem e consequentemente ter uma atitude para agir; refletir sobre o poder da arte para a formação do olhar crítico sobre a realidade, proporcionar reflexão sobre os autores precursores à Semana de Arte Moderna, conversar sobre os resultados do movimento artístico da Semana de 22, suas consequências na criação de uma arte puramente brasileira; incentivar a leitura de obras clássicas e modernas.

Durante a manhã, foram realizadas apreciação de obras de autores, pintores, escultores modernistas, apresentação de slides que favoreceram momentos de reflexão sobre a questão norteadora: “1922- 2022: Cem anos depois – qual processo civilizatório queremos?” A ação pedagógica consciente é semente para uma nova sociedade, sendo assim, o jovem precisa ter incentivos através de espaços de interação e diálogo permanente que contribuam para uma postura comprometida com a formação social, pessoal, política, necessária para ampliar o olhar sobre si mesmo e o mundo que o cerca instrumentalizando os educandos na afirmação de sua dignidade, identidade e humanidade.

Faz-se necessário identificar os interesses e as vulnerabilidades que afetam a vida e a aprendizagem desses adolescentes e jovens e o modo como a escola pode lidar com essas questões; é preciso eximi-los dos rótulos, especialmente os das impossibilidades, e criar oportunidades para que cada um possa expressar seus talentos, dar sua contribuição e ser reconhecido por isso.

Para formar esses jovens como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, cabe à escola de Ensino Médio proporcionar experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas para o exercício pleno da cidadania. (BRASIL, 2018, p.463).