E.E. João da Cruz Mellão homenageia alunos voluntários

Os alunos voluntários do projeto “Reading Project – Volunter Work”, desenvolvido na Escola Estadual João da Cruz Mellão, foram homenageados em cerimônia realizada na manhã da última quarta-feira, 16 de agosto. O evento reuniu a Equipe Gestora, Professores Idealizadores, representantes da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema e da Prefeitura de Teodoro Sampaio, município onde está localizada a escola, no Distrito de Planalto do Sul.

O “Reading Project – Volunter Work” propõe uma troca de experiências entre alunos do Ensino Médio que desenvolvem atividades diversificadas com algumas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo regastar e incentivar o hábito da leitura, auxiliar para sanar as dificuldades de aprendizagem e melhorar a autoestima dos estudantes.

Voluntariado

Segundo a professora coordenadora do projeto e idealizadora, Rita Acácia, são 16 alunos voluntários das 2ª e 3ª série do Ensino Médio, que realizam um atendimento especial aos alunos dos Anos Iniciais. “Estabelecemos alguns requisitos para seleção do Volunter Work, como por exemplo, o bom comportamento escolar e frequência. A procura para participar da próxima edição têm aumentado constantemente”, explica.

Rita ressalta ainda que os alunos atendidos são selecionados pelos seus respectivos professores e os voluntários desenvolvem atividades diversificadas que reforçam a melhoria no aprendizado, com o objetivo de minimizar o fracasso escolar. “Os estudantes executam as ações do projeto em contraturnos e em horários determinados com atividades de reforço e aos fins de semana no Programa Escola da Família com a proposta de leitura. O empenho e a dedicação nos motiva a ampliar o número de alunos voluntários e de crianças atendidas. É um orgulho”, discorre.

O diretor José Francisco de Lima, explica que a escola atende os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que o “Reading Project – Volunter Work” foi acolhido pela sua equipe e principalmente pela comunidade. “O Distrito de Planalto do Sul faz divisa com os municípios de Mirante, Marabá Paulista e Presidente Epitácio e por esta questão, atendemos alunos de todos eles. Com este projeto em desenvolvimento, criamos uma possibilidade de formação diferenciada aos voluntários e aos alunos beneficiados. Como tudo é discutido e pré-estabelecido pelos professores, os resultados nos surpreendem”.

Parceria

A Equipe DE de Mirante que acompanhou o evento, representando o dirigente Enio Magro, estava composta pela da supervisora de ensino da EE João da Cruz Mellão, Ivanete de Morais, dos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPS) Ester  Barbosa (Programa Escola da Família), Marina Paiva (Línguas Estrangeiras Modernas), Helena Souza (Arte), Milton Santos (Geografia), Marta Lima (História) e do diretor do Núcleo Pedagógico, Denis Bezerra.

O prefeito do município de Teodoro Sampaio, Aílton Carlos Herling, juntamente com o secretário da Educação, Cristiano Silva Faustino, destacou a iniciativa da professora, da Equipe Escolar e dos 16 alunos voluntários. “Acreditamos e apoiamos estas ações. Em nome do município, parabenizamos a todos os envolvidos e é gratificante poder conhecer projetos enriquecedores como o Reading Project”, ressaltou.  Também participou do evento o diretor do distrito de Planalto do Sul, Genivaldo Reis.

Equipe de Trabalho da EE João da Cruz Mellão envolvida no “Reading Project”

José Francisco de Lima (Diretor), Emílio César Cassiano (Vice), Márcia Cristina Viana de Souza (Vice-diretor do Programa Escola da Família), Rita Acácia Neves Mendes (Professora Responsável pelo Projeto), Karina Graziela Coelho (Professora Coordenadora), Elha Mussi Jorge (Professora Coordenadora), Lúcia Tanaka (Sala de Leitura), Eunice Lima (Professora 1° ano), Maria Zezinha Padilha (Professora 2° ano), Valdenice Gonçalves (3° ano), Eliane Marinheiro Alves (4° ano) e Rita Regina Barbosa (5° ano).