Discussão de Plano Regional de Educação do Campo para o Pontal do Paranapanema – Unesp -PP

A Diretoria de Mirante do Paranapanema participou de uma importante reunião na UNESP-PP para discutir ações de Educação, Cultura e o Plano de Regional de Educação do Campo para o Pontal do Paranapanema no dia 04 de fevereiro de 2019. Entre os objetivos gerais do Encontro: Promover a entrada de alunos da escola pública em universidades públicas; Realizar o Seminário Regional de Educação do Campo; Participar do Pré Fala Professor (AGB);Criar uma disciplina de Educação do Campo (curso de pedagogia com os professores da geografia);Realizar um Fórum de debate sobre Educação do Campo; Promover o debate sobre Comida e Mercado; Contribuir na construção do Plano Estadual de Educação do Campo; Colaborar com a Prefeitura de Marabá Paulista para a construção do Plano de Educação do Campo. Pretende-se executar as seguintes ações: Proposta do curso de Especialização (540 horas), 50 vagas, já enviado para a aprovação da reitoria da UNESP; Proposta de curso de extensão (2ª edição Educação do Campo), Composição (Experiência – como trabalhar o PPP com a educação do campo; Teoria – história do pensamento da educação do campo, princípios; Pesquisa – PPP; Pratica; Cursinho Itinerante Educação do Campo do Pontal; Seminário Regional de Educação do Campo; Criação da disciplina Educação do Campo Unesp (Pedagogia) – com atividades práticas nas escolas de assentamento; Fórum de Educação do Campo – microrregiões – levantamento aluno, pais e professores; Debate sobre Comida e Mercado – tema devera perpassar todos as ações (PPP-escola, cursinho Itinerante, seminário regional, Pré fala professor, criação da disciplina Educação do Campo, fórum), uso, agroecologia, tipos de mercado, criar mercados dentro da realidade; Plano estadual de educação do Campo – reunião com secretário de educação para dar continuidade a Resolução 91/2018 (28/12/2018), 120 dias para apresentação de propostas. Para essas ações pretende-se contar com os parceiros: Diretoria de Mirante do Paranapanema, UNESP-PP, M.S.T, Associação dos Geógrafos do Brasil, UNESCO, Unoeste-PP, ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Unoeste-PP , Assembleia Legislativa entre outros. O dirigente Enio Magro foi representado pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico: Ivani Pereira, Adevilson de Matos e Luciene Geller. A reunião foi mediada pelo Professor Dr. Bernardo Mançano Fernandes.
Mirante do Paranapanema, 11 de fevereiro de 2019.