Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06/2018)

Acabe com a poluição por plástico (Beat Plastic Pollution)

#AcabeComAPoluiçãoPlástica – Nas redes sociais

O tema deste ano de 2018 faz um chamado aos governos, às indústrias, às comunidades e aos indivíduos a se unirem no intuito de promoverem alternativas sustentáveis ​​e para reduzirem, de forma urgente, a produção e o uso excessivo de plásticos de uso único, que poluem nossos oceanos, prejudicando a vida marinha e ameaçando a saúde humana.

Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

No Brasil, a discussão sobre a poluição plástica vem avançando devido a esforços do governo brasileiro e outros atores da sociedade, incluindo a ONU Meio Ambiente Brasil. Campanhas para o consumo consciente de sacolas plásticas, a assinatura do Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens e agora o processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar criam o ambiente institucional necessário para avançar este debate fundamental com a sociedade brasileira. A ONU Meio Ambiente vê 2018 como um ano de virada sobre o tema. “Vimos construindo uma massa crítica na sociedade brasileira sobre o impacto ambiental do plástico e acreditamos que este ano, com as iniciativas que lideramos ou apoiamos, haverá uma mudança real na relação do Brasil com essa problemática – cidadãos, governos e empresas perceberão que está na hora de mudar hábitos e escolhas para garantir a saúde do planeta”, afirmou a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

Qual legado você quer deixar para as próximas gerações? Que tipo de planeta você está construindo para os seus filhos e netos?

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença e transformar a maneira como lidamos com o meio ambiente.

Conscientizar as pessoas ao nosso redor sobre a importância de preservarmos a natureza e todos os recursos que ela nos oferece é essencial para termos mudanças profundas e determinantes no futuro.

 

Segundo a agência da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério para a vida marinha. Apenas em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico, quantidade suficiente para erguer 900 prédios do tamanho do edifício Empire State, que fica em Nova York.

O PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida. E diz que a dependência que as pessoas têm com o plástico se configura numa verdadeira “relação tóxica”.

Os produtos de plástico são altamente nocivos para o meio ambiente e acabam nos mares e oceanos, prejudicando peixes, pássaros e tartarugas, que ficam enroscados ou se alimentam do plástico.

“Como parte da campanha Mares Limpos, o Pnuma lançou o vídeo “Não sou eu, é você”, onde a personagem Sandra termina o seu relacionamento com produtos de plástico e encontra um “novo amor” em sacolas e garrafas reutilizáveis”.

Conservar os oceanos e os recursos marinhos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que integra a Agenda 2030 da ONU que reúne 17 objetivos globais e mais de 160 metas a serem atingidas ao longo da próxima década em todo o planeta.

Obs.: Dia 5 de Junho também é dia Nacional da reciclagem.

Alguns Links sobre o assunto:

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/03/09/supermercado-tirou-plastico-prateleiras.htm

http://www.revistaecologico.com.br/noticia.php?id=5250

http://www.aquariodesaopaulo.com.br/blog/index.php/os-danos-do-plastico-no-mundo/

https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/2079-10-dicas-para-diminuir-o-lixo-plastico

https://www.ecycle.com.br/719-como-reduzir-evitar-plastico

https://blogo.logo.pt/a-nossa-casa/7-dicas-simples-reduzir-uso-de-plastico/

Caderno de Educação Ambiental- Resíduos Sólidos – páginas 76 a 83- LIVRO DISPONÍVEL NAS ESCOLAS