“Culminância das oficinas” EE Bairro Santa Rita do Pontal

“Trabalhar com adolescentes certamente irá contribuir para que muito do que hoje é considerado problema, transforme-se amanhã em solução. Para isso, é preciso enfrentar de modo efetivo os problemas da escola, da comunidade e da vida social. O fundamental é acreditar sempre no potencial criador e na força transformadora dos jovens.”

Antônio Carlos Gomes da Costa

No dia 19 de junho de 2018 a escola do “Bairro Santa Rita do Pontal” realizou a “CULMINÂNCIA DAS OFICINAS” ( 1º semestre) com o objetivo de proporcinar um momento de integração entre os alunos de todas as séries da escola e partilhar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da parte diversificada.

Na ocasião os alunos apresentaram os trabalhos realizados nas disciplinas eletivas que teve como tema central práticas corporais:

6º ano – Brincando e aprendendo no mundo da leitura e da escrita.

7º ano – Atendendo ao tema de práticas corporais foi planejada a eletiva:

“DESENVOLVENDO A DANÇA NA ESCOLA”. Ritmo escolhido foi o hip hop onde os alunos apresentaram a história da dança e os benefícios que ela trás para o corpo.

8º ano – Como 2018 é ano de copa do mundo, sendo O futebol uma paixão mundial, com tema central práticas corporais, desenvolveu-se nesse semestre a eletiva “FUTSAL NA ESCOLA”, os alunos apresentaram a história e os benefícios que esse esporte causa para o corpo.

9º ano – Pensando na qualidade de vida e doenças associadas a falta da prática esportiva desenvolveu-se a eletiva “Práticas corporais e qualidade de vida.”

Onde foram desenvolvidas as seguintes etapas

* Estudo de fatores de riscos decorrentes da falta de práticas corporais, onde se destacaram: TABAGISMO, OBESIDADE, DIABETES E HIPERTENSÃO.

* Pesquisa de campo / Entrevista com a comunidade escolar por meio de formulários e internet.

* Visita no Posto de Saúde do Bairro e recolhimento de informações dos hipertensos do Bairro.

* Análise de resultados e elaboração de cartazes com gráficos representativos.

* Elaboração de slides com a pesquisa estudo dos fatores de riscos.

Além disso foram apresentados todos os portfólios de experiências matemática, leitura e produção de texto, orientação de estudos e projeto de vida. Apresentando também a evolução da escrita de alguns alunos do projeto “colaboradores do ensino aprendizagem”.