Alunos desenvolvem aplicativo sobre a qualidade da água do Balneário Municipal – E.E. Maria Audenir de Carvalho

Alunos da E.E. Profª Maria Audenir de Carvalho (Programa Ensino Integral) produzem protótipo de aplicativo sobre a qualidade da água do Balneário Municipal

Os alunos da disciplina eletiva STEAM biomédicas, criada para auxiliar os projetos de vida na área da saúde, elaboraram um aplicativo (app) utilizando os conhecimentos de ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática (STEAM) com o objetivo de ajudar a comunidade local e de turistas a conhecerem a qualidade da água do rio Paraná e os pontos para banho do Balneário Municipal de Rosana – SP (prainha).

Foram realizadas coletas de água em três pontos da prainha, utilizando competências e habilidades de diferentes disciplinas (foto 1 e 2) e verificados os parâmetros químicos (p.H; oxigênio dissolvido), físicos (temperatura e turbidez) e biológicos (presença ou ausência de macroinvertebrados bentônicos) que compilados alimentaram a programação de um aplicativo de acordo com os índices internacionais e nacionais de qualidade da água (BMWP e IQA).

O aplicativo apresenta seis abas com informações do balneário municipal e um mapa de balneabilidade indicando a somatória dos pontos de acordo com os índices adotados (qualidade da água ótima, boa, aceitável ou imprópria).

Para o próximo ano pretende-se continuar o biomonitoramento da prainha através de um projeto interdisciplinar produzindo um aplicativo com mais informações sobre a qualidade da água do balneário municipal.

O aplicativo está disponível de forma gratuita no Google Play/ Play Store com o nome “Água da prainha de Rosana SP”.